domingo, 1 de maio de 2011

DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

O dia internacional do trabalhador, comemorado no dia 1º de maio, tem suas origens históricas em uma manifestação dos trabalhadores norte-americanos realizada em 1º de maio de 1886 na cidade de Chicago. A principal reivindicação dos trabalhadores naquela luta, era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Dias após essa manifestação, no dia 4 de maio, em novo protesto, houve confrontos violentos com a policia, que resultaram na morte de trabalhadores.

Infelizmente em nossos dias, o 1º de maio é mais entendido como um dia de descanso e de festa (muitas vezes bancados pelos patrões) do que um dia de lutas em defesa dos direitos do trabalhador. Porém, a juventude da classe trabalhadora tem em seus ombros a tarefa histórica de retomar a tradição de grandes lutas e de radicalidade representada pelo dia 1º de maio, através das suas organizações populares.

São inúmeros motivos para a classe trabalhadora se lançar em uma luta radical em defesa dos seus direitos: o desemprego, o sub-emprego, a precarização, a super-exploração e até mesmo o trabalho escravo. Pois só a luta que confronte diretamente o sistema capitalista em suas raízes, poderá libertar o trabalho humano da camisa-de-força de sua exploração.


DIA DO TRABALHADOR, É DIA DE LUTA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário