domingo, 1 de maio de 2011

III CURSO ESTADUAL DE REALIDADE BRASILEIRA - PB

Lutadoras e lutadores do povo!
De que serve a história, senão para nos guiar, dialeticamente, para passos futuros?
Durante os recentes anos de história desse país chamado Brasil, muitos foram os pensadores que contribuíram com o estudo da formação histórica, econômica, social, política e cultural dele. Estiveram esses autores trazendo debates importantes para a esquerda brasileira que por hora foram esquecidos ou não priorizados diante da difícil conjuntura política em que vivemos nos últimos anos.
Os cursos sobre a realidade brasileira a partir dos nossos grandes pensadores vêm sendo realizados desde 2001, ano que se iniciou a primeira turma, com cem alunos, de diversos movimentos sociais de todo o Brasil, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este primeiro cursou demonstrou, para os seus participantes, a importância de um estudo teórico mais aprofundado e ao mesmo tempo, panorâmico, sobre a formação do Brasil, sob uma perspectiva social, cultural, econômica e política.  Naquele momento, ficou claro para os representantes dos movimentos sociais presentes no curso, que a abordagem destas temáticas, contribuem para uma melhoria da ação dos movimentos, por tornarem os militantes mais capacitados para a realização de diagnósticos das questões setoriais e regionais, ao mesmo tempo, que permite o entendimento das causas dos problemas da realidade geral. O curso possibilita a compreensão da realidade para além dos desafios de cada movimento.
            O sucesso deste primeiro curso estimulou a organização de novas turmas, em cursos regionais ou estaduais, em todo o Brasil, num total de mais de trinta cursos. Na Paraíba, propomos a realização da III Curso de Realidade Brasileira.
A história avança e outros debates precisam ser inseridos no bojo da formação política, organização e luta da classe trabalhadora. Nesse sentido apontamos:

  1. A necessidade de retomar, a partir de contribuições de pensadores brasileiros como Darcy Ribeiro, Caio Prado Jr. e Florestan Fernandes, temas que dizem respeito a viabilidade do Brasil enquanto sociedade democrática e soberana diante de si e do mundo, isto é, retomar as bases para a produção de referências críticas e propositivas que favoreçam um debate rico e criativo sobre um projeto societário de país que se contraponha ao projeto neoliberal.
  2. A necessidade de resgatar elementos da teoria da práxis para análise da sociedade brasileira e da América latina. E assim ter subsídios para a realização das lutas de que o povo brasileiro necessita.
  3. A necessidade de construção de bases teórico-políticas para a articulação de movimentos sociais, redes sociais e organizações populares diversas em torno de eixos centrais que organizem lutas conjuntas e sinalizem transformações estruturais na sociedade brasileira.
O Curso corresponde a um espaço de debate e construção coletiva de conhecimentos críticos que favoreçam a elaboração de referências teórico-políticas para a construção de um projeto alternativo de sociedade contraposto ao projeto societário neoliberal, chamamos este projeto alternativo de Projeto Popular para o Brasil. Para tanto, o programa de formação visa garantir a aproximação do pensamento de autores fundamentais na interpretação do Brasil, que na maioria das vezes são desconhecidos ou pouco conhecidos por ativistas dos movimentos sociais, dos anseios e das experiências cotidianas de luta dos movimentos. É desse encontro que esperamos que o conhecimento e os saberes produzidos confiram aos/as cursistas um posicionamento mais qualificado nas relações de poder em que estão implicados/as, sempre sinalizando a necessidade da construção do Projeto Popular para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário